Autor

Adilson Silva Soledade é Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal da Bahia, Técnico em cervejaria pelo SENAI/Doemens Akademie, Mestre Cervejeiro pelo Siebel Institute of Technology, pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV/EASP, Green Belt e Microsoft Office Specialist (MOS) no Microsoft Excel.
Trabalha com o desenvolvimento de planilhas do Excel desde 1994 em projetos relacionados às áreas de Qualidade, Produção, Recursos Humanos, Gestão Estratégica e Orçamentária, Finanças e Logística. Como consultor de negócios, desenvolve soluções baseadas no uso do Microsoft Excel. Atua como moderador e Guru do fórum Excel da revista Info e é autor do blog Usuários do Excel.

Facebook
LinkedIn
Twitter: @usuariosdoexcel
Contato: usuariosdoexcel@gmail.com

25 comentários em “Autor
  1. Gustavo Cruz disse:

    Bom dia amigo,

    Gostaria de saber se é possível retornar o valor de um campo em texto.
    Ex: Na célula F3=54
    Na célula F4 escrevo um texto e puxando o valor da célula F3.
    O valor da soma é “F3”.

    Há a possibilidade de fazer isso? Ou de realizar uma operação?

    Sds.

    • Boa tarde, Gustavo.
      É possível sim.
      1ª forma: utilizando o símbolo &
      =”O valor da soma é: “&F3
      2ª forma: utilizando a função CONCATENAR
      =CONCATENAR(“O valor da soma é “;F3)
      Há uma série de posts no blog que abordam questões relacionadas ao uso de funções de texto. Neles poderá encontrar exemplos relacionados a esta tua pergunta e a assuntos similares.

      Abraço

  2. Juliano Schneider dos Santos disse:

    Olá Adilson.
    Primeiro gostaria de parabenizar pelo blog e o post intitulado “Simulando PROCV com múltiplos retornos”.
    Segundo, fazer um comentário sobre o referido post. Baixei o arquivo .xslm para estudar a fórmula e percebi que o passo 6 não estava retornando os valores corretos. Após utilizar a opção Avaliar Fórmula nota-se que o problema estaria na função Índice, mais especificamente no intervalo da referência $B$2:$B$10. Quando eu altero para $B$1:$B$10 a fórmula funciona corretamente.
    Talvez eu esteja analisando de forma incorreta ou a fórmula tem realmente esta pequena inconsistência.

    Atenciosamente

  3. Boa tarde Adilson, tenho um blog com foco em MsOffice (Word Excel PowerPoint Outlook Access OneNote ect) enfim todos os programas do pacote Office, e sempre posto coisas de seu blog citando a fonte é claro, porem não acho muito certo e gostaria de buscar uma parceria com profissionais/experts no assunto. Localizei uma pessoa para colaborar no assunto do ACCESS e gostaria muito de poder contar com sua colaboração para o EXCEL pois vejo que tem vasto conhecimento no assunto. Se for possivel aguardo seu retorno. O blog é o http://dicaoffice.blogspot.com
    Desde já obrigado.

  4. Pensei em montarmos um curso para iniciantes com base no Excel 2010, depois poderiamos oferecer o modulo intermediario e futuramente o avançado. Poderia ser colocado no meu blog com links para o seu ou vice-versa. O que você acha?
    Trabalhando de forma colaborativa conseguiriamos mais seguidores.

  5. Ok, da minha tambem, vamos nos falando.

  6. Voce poderia me mandar seu e-mail pessoal ou tel de ctto? Se sim envia no murdock.calastro@gmail.com

  7. Adilson percebi que vc esta colocando os links para os posts abreviados com numeros e andei lendo algumas informaçoes para SEO onde dizem que o ideal é escrever o nome do post ou da planilha completa e nao abrevia-la, colocando o link sempre no texto em questão e nunca na paravra “Download”,
    Ex: “Download da Tabela Dinamica”
    Certo: Download da Tabela Dinamica (LINK EM TABELA DINAMICA)
    Vlw

  8. Diego Lima disse:

    Boa tarde caro Adilson, conheci seu blog através de uma pesquisa no Google, e fiquei impressionado com o número de dicas bacanas por aqui =]

    Minha motivação é, tenho um mailing de clientes da minha empresa, que sofreu alterações durante mais de 4 anos por variados funcionários, sem um padrão de formatação.

    Minha vontade inicial é, neste momento, deixar TODAS as letras da planilha maiúsculas.

    Minha pergunta é se existe algum comando e/ou fórmula que faça isso e se sim, se você pode me explicar como fazê-lo.

    Desde já agradeço vossa atenção e desejo que continue com o ótimo trabalho no Blog.

  9. Lucas disse:

    tenho um valor na celula ex: a1, dou um = e passo para b1. Fazendo isso toda vez que atualizar a celula a1 a b1 automaticamente será atualiza também, preciso de um comando onde não se atualize a celula segundaria sem determinado argumento, ex: Só atualiza a celula b1 depois de 5 alterações na celula a1.

    Obrigado

  10. Irak Reginato Craveiro disse:

    Olá Adilson,

    Parabéns pelo seu excelente trabalho.

    Estou fazendo uma planilha em excel e tem surgido um problema recorrente.

    Faço gráficos de diversos dados de empresas e nesses gráficos, as vezes surgem pontos muito grandes que fazem o gráfico perder a forma. Por exemplo:
    ao fazer um gráfico com a série, 1; 2; 100; 1,5; 3; 3,2 teremos um gráfico com um ponto muito alto (ponto = 100) e os demais ponto quase numa linha reta.
    Para melhor visualizar os dados, uitlizei escala logarítimica que resolveu bem, desde que não haja números negativos (nesse caso de números negativos surge uma mensagem de erro) tem como inbir tais mensagens?

  11. Leandro N. Garcez disse:

    Caro Adilson, boa noite.

    Estou com um pequeno problema em meu “programa” do Excel, e através de pesquisas que fiz no google, vi varias respostas suas a respeito deste problema.

    Desculpe o incomodo, mas estou meio desesperado para rodar meu programa novamente, se não amanhã a clinica fica uma bagunça.

    Acontece que, este programa rodava em um notebook antigo com Win XP e Office 2003, o note parou de funcionar e comprei outro as pressas, e este esta com o Win 8 e Office 2010.

    Copiei a pasta do programa, com todas as planilhas e o banco de dados, tudo corretamente, mas na hora de executar ele aparece o seguinte erro: “erro de compilação – é impossivel localizar o projeto ou a biblioteca”.

    Vi em suas respostas que você fala sobre Referência, que tem que adicionar alguma, até tentei fazer isso, mas não sei qual é a correta, pois existem apenas 6 Referencias selecionadas e dezenas que não estão selecionadas.

    Veja se pode me ajudar.

    Obrigado pela atenção.

  12. Cris reis disse:

    Olá, Adilson, gostaria de saber se tem como, utilizando VBA, colorir com a mesma cor números que se repetem em várias colunas. A tabela pode ter diferentes números repetidos, e para o mesmo número repetido, marcar a célula com uma cor específica.
    Obrigado

  13. Rodrigo Nunes disse:

    Boa tarde Adlson,

    Gostaria de uma simples ajuda, tenho um tabela que consta a seguinte informação: “01-01-15”, preciso calcular os valores de cada mês, porém quando uso a função “MÊS” para separar os meses, a coluna que está sem a data retorna “janeiro”, como posso utilizar essa função e não ocorra esse equivoco?

    Obrigado

  14. Paulo disse:

    Olá,

    Estou precisando de ajuda com uma planilha em excel conforme o modelo a seguir:

    Cód. Produto Mercado Montadora Veiculo Modelo Observacoes Ano Min Ano Max
    AAAA Brasil KIA MOTORS BESTA 2.2 1993 1998
    AAAA Brasil MAZDA B2200 2.0 1987 1993
    BBBB Brasil KIA MOTORS BESTA 3.0 1993 2005

    Exemplo: veja a primeira linha onde o ano de aplicação vai de 1993 até 1998 são cinco anos de aplicação, gostaria de abrir e duplica está linha em 5.

    AAAA Brasil KIA MOTORS BESTA 2.2 1993
    AAAA Brasil KIA MOTORS BESTA 2.2 1994
    AAAA Brasil KIA MOTORS BESTA 2.2 1995
    AAAA Brasil KIA MOTORS BESTA 2.2 1996
    AAAA Brasil KIA MOTORS BESTA 2.2 1997
    AAAA Brasil KIA MOTORS BESTA 2.2 1998

    e assim por diante, mas tenho um arquivo com 20.000 linha nesta situação, de que forma poderia duplicar estas linha com base na data de aplicação?

    Alguém poderia me ajudar?

    Desde já obrigado!

  15. Jefferson França disse:

    Olá Adilson! Muito bom vosso site. Excelente!
    Poderia me dar um dica? Exemplo, utilizo em minha planilha a fórmula:
    =SE(ÉNÚM(PROCURAR(“CASA”;rng));”10″;””), ou seja, procura CASA dentro de uma palavra específica e atribui 10. Pergunta: Tem como fazer a contagem em uma série de palavras que contenham a parte “CASA” em uma coluna?

    Exemplo, quero contar todas as palavras que contenham CASA na coluna A. Cada coluna tem apenas uma palavra.

    Antecipadamente, muito obrigado!

  16. Vitor disse:

    Boa Noite, Adilson !
    Verifiquei em Download, uma planilha (0146 – Pesquisando valores numa tabela).
    Gostaria de saber se é possível este mesmo exemplo, porem com uma mudança da tabela de valores para um outro pasta (em outro diretório) ?
    Dei uma pesquisada pela rede e não consegui achar nenhuma informação sobre isso !!!
    Possuo 2 planilhas distintas, em locais diferentes, onde usuários da Plan 2 não podem visualizar e/ou ter acesso à Plan 1.
    Isso é possível ?

    Desde já Obrigado !!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Visitas dos usuários
  • 1,910,471

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email.

Junte-se a 1.462 outros seguidores

Aumente sua interação

Siga-nos do twitter (@usuariosdoexcel).

Acesse o nosso fórum e compartilhe as suas dúvidas.

Curta nossa página no Facebook.

Junte-se ao grupo do LinkedIn.

Visite-nos utilizando o seu smartphone ou tablet.

Recomende este Blog
Visualizar notícias
Site monitorado:
Real Time Web Analytics

Clicky

%d blogueiros gostam disto: