0152-Executando cálculos em Tabelas Dinâmicas

Na tabela a seguir, temos a quantidade de unidades defeituosas e unidades produzidas ao longo de um ano em cinco diferentes linhas de produção.

O nosso objetivo é sintetizar estas informações numa tabela que mostre a proporção de defeitos gerados cruzando as informações de linha produtiva e mês correspondente. Para definir a proporção de defeitos gerados, utilizaremos a razão entre a quantidade de defeitos e a quantidade de unidades produzidas, multiplicando este resultado em seguida por um milhão. Este resultado é chamado de ppm de defeitos (ppm = partes por milhão).

Para alcançarmos este objetivo, utilizaremos uma Tabela Dinâmica (TD). Ao observar o conjunto de dados, o que vem logo à mente é criar uma coluna auxiliar para realizar os cálculos de ppm de defeitos e gerar a TD em seguida. Veremos que isto não é necessário, pois utilizaremos Campos Calculados na própria TD. Mãos à obra!

Vamos inserir a TD, a partir da célula G1 da mesma planilha que contém os dados, definindo o Período como Rótulo de Linhas e para o campo Valores, utilizaremos as colunas Unidades defeituosas e Unidades Produzidas.


Selecionando uma célula do campo Valores, vamos selecionar no Grupo Ferramentas de TD, a aba Opções e, em seguida, o botão Cálculos. No menu que se abre, selecionaremos a opção Campos, Itens e Conjuntos e dentre as opções exibidas selecionar Campo Calculado.

É exibida a caixa de diálogo

Em Nome vamos digitar ppm;

Selecionando o campo Fórmula, vamos clicar duas vezes na opção Unidades defeituosas na lista de Campos, pressionar barra de divisão (“/”), clicar duas vezes em Unidades produzidas e digitar em seguida “*1000000”.

Agora pressionaremos Ok para retornar à TD.

Agora temos uma coluna adicional na TD e que corresponde ao novo campo calculado.

Para fazermos uma verificação dos resultados obtidos, vamos testar o resultado de ppm em Janeiro:

=175 / 76.437.228 * 1.000.000 = 0,2289

Como podem observar é o mesmo resultado calculado na TD.

Vamos testar também o Total Geral

=1.692 / 9.105.300.079 * 1.000.000 = 0,1858

O que também bate com o resultado da TD.

Como já temos os resultados calculados devidamente conferidos, não há necessidade de continuar exibindo os campos Unidades defeituosas e Unidades produzidas.

Vamos também colocar o campo Linha como rótulo de coluna.

Obtemos assim, o resumo que necessitamos para atender à demanda inicial: uma tabela cruzando as informações de proporção de defeitos por período e por linha produtiva.

Para facilitar a visualização das informações, vamos exibir os dados com apenas duas casas decimais. Para isso basta clicar com o botão direito em uma das células que contém valores, selecionar a formatação de números e definir o formato com duas casas decimais após a vírgula.

Chegamos ao resultado desejado:

Vimos então que através do uso de Campos Calculados é possível realizar operações aritméticas entre campos da TD, obtendo resultados sem a necessidade de realização de cálculos diretamente na base de dados. Com isto agilizamos a geração dos resultados e reduzimos as necessidades de memória para armazenamento de dados e processamento dos cálculos.

Acesse o arquivo com este exemplo: Cálculos em TD

Anúncios

In Excel We Trust

Marcado com: , , , , , ,
Publicado em Nível: Intermediário
Um comentário em “0152-Executando cálculos em Tabelas Dinâmicas
  1. Wesley disse:

    Muito Boa a explicação, eu sabia mas estava procurando outra coisa kkkk mas mesmo assim muito obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: