0145-Introdução às Tabelas Dinâmicas (Pivot Tables)

As Tabelas Dinâmicas (TDs), em inglês, Pivot Tables, são, na minha opinião, a mais importante ferramenta de tratamento de dados no Excel, devido à sua facilidade de uso e flexibilidade.

Vamos fazer uma breve introdução ao uso das TDs.

Antes de mais nada é necessário compreender que o conjunto de dados ao qual estará conectada a TD deve ser possuir as características:

  • Retangular (n linhas x m colunas numa planilha do excel;
  • Contínuo (não pode haver linhas vazias ou colunas vazias, ou intervalos localizados em diferentes planilhas;
  • Rotulado (cada coluna deve possuir um título que identifique o tipo de dados contidos).

OBS: Veremos futuramente que é possível criar TDs a partir de bancos de dados externos e agregar diferentes intervalos, mas as regras acima servem de ponto de partida para evitar erros nas etapas iniciais da aprendizado sobre o tema.

Nosso ponto de partida, será o conjunto de dados, aqui representado:

Para iniciar a criação da TD, vamos selecionar uma célula qualquer do intervalo de dados e, em seguida, vamos para a aba Inserir e clicar no botão Tabela Dinâmica.

Após clicarmos no botão TD, aparece a caixa de diálogo Criar Tabela Dinâmica, que nos permite confirmar a origem dos dados a serem utilizados, apontar outro intervalo ou ainda usar uma fonte de dados externa. Antes de confirmamos, vamos apontar a planilha que contém os dados como destino para a TD a partir da célula $I$1.

Temos o seguinte resultado:

I1 será o canto superior esquerdo da área que conterá a TD. À direita da tela, temos o Painel que nos permitirá manipular os elementos para criação/ edição da TD.

Na parte superior temos os campos disponíveis para utilização. Cada campo corresponde ao título de uma coluna do nosso conjunto de dados.

Vamos arrastar os campos para as seguintes posições do painel

Semana Rótulos de Linhas
Regional Filtro de Relatório
Produto Rótulos de Colunas
Vendas Valores

Este é o aspecto esperado para a TD:

Vamos ver agora que recursos temos para personalizar a TD. A forma mais rápida de acessar estas opções é clicar com o botão direito em uma das células da TD.

Vamos iniciar explorando as Opções de Tabela Dinâmica.

O campo Nome permite que alteremos o nome padrão da TD para outro que julguemos mais adequado ao contexto.

Das opções de Layout e Formato, vamos destacar as opções de visualização de valores de erro e de células vazias. Por meio destes dois campos podemos evitar que apareçam valores de erro como #DIV0! e #N/D e substituí-los por células vazias, ou outro texto curto. Além destas opções vale a pena observar que podemos controlar se as colunas terão largura fixa, ou se ajustarão ao contexto, e decidir se a formatação da TD será ou não modificada ao alterarmos suas características.

Na aba totais e filtros, podemos definir se haverá e qual o nível de detalhes relacionados à totais de linhas e colunas da TD.

Na aba Exibição temos diversas opções relacionadas à forma como os dados e estrutura da TD podem ser visualizados

Na aba Impressão podemos definir de que forma serão realizadas as saídas impressas que envolvam a TD.

Para definir a relação da TD como os seus dados de origem, podemos ajustar as opções da aba Dados.

Finalmente, a aba Texto Alt, permitem a inserção de informações que melhoram à acessibilidade da TD, permitindo informações sonoras para pessoas com deficiência visual.

Outra funcionalidade acessível a partir do menu de atalho do botão direito do mouse é a configuração do campo de valores, que nos permite ajustar de que forma estes serão exibidos.

Observem que é possível alterar a estatística de resumo de Soma para Contagem, Média, Máximo, etc. Da mesma forma, podemos modificar o formato numérico de exibição dos dados.

Neste exemplo, escolhemos um formato sem casas decimais e utilizando um ponto como separador de milhares, deixando a TD com o seguinte aspecto:

Para aqueles que não estão familiarizados com os campos de página, estes funcionam como “filtros” para os dados da TD de forma que o conjunto de informações possa ser extraído com base no critério selecionado

Se filtrarmos com base na Regional Leste, temos a seguinte configuração para a TD:

Podemos modificar radicalmente o lay out de uma TD simplesmente arrastando os campos entre as diferentes áreas. Vejamos o que acontece quando arrastamos o campo Regional para a área dos Rótulos de Linha.

Temos a seguir outra possível configuração para a TD, alterando as linhas com as colunas. Como podem perceber, a partir de uma TD inicial é possível obter diferentes disposições dos dados, filtrando ou alternando os campos nas diferentes áreas disponíveis

Clicando sobre a TD com o botão direito, também é possível modificar a estatística de resumo dos dados, o que faremos a seguir, alterando de SOMA para MÉDIA.

E aqui o resultado obtido.

Os passos vistos neste post forma básicos, mas já permitem visualizar a flexibilidade de análises que pode ser atingida fazendo alterações simples na TD.

Acesse o arquivo com a Introdução às TDs.

 

Anúncios

In Excel We Trust

Marcado com: , , , ,
Publicado em Nível: Intermediário
5 comentários em “0145-Introdução às Tabelas Dinâmicas (Pivot Tables)
  1. Rachel disse:

    I do believe all the concepts you have offered to your post.
    They are really convincing and will certainly
    work. Nonetheless, the posts are very short
    for beginners. Could you please extend them a little from next time?

    Thank you for the post.

  2. william disse:

    Eu estou querendo modificar uma planilha para servir como base de dados pra uma Pivot, mas eu tenho dificuldade pq tem informações que são separadas semanalmente. Por exemplo, nas colunas, eu preciso de unidades, semanais, então tem varias colunas de Unidades 1, 2, 3 correspondendo a colunas. Quando eu crio o Pivot, elas aparecem só unidades 1, 2, 3, e não dá pra ver a week a que se refere. Sabes me ajudar? Não sei se fui claro

  3. […]  Introdução às Tabelas Dinâmicas (Pivot Tables) […]

  4. […]  Introdução às Tabelas Dinâmicas (Pivot Tables) […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: