0061-Função SE

Na minha opinião uma das funções mais simples e úteis do Excel.

Sua sintaxe é SE(teste_lógico; valor_se_verdadeiro;valor_se_falso)

  • teste_lógico: resultante de uma comparação, resulta em VERDADEIRO ou FALSO;

  • valor_se_verdadeiro: valor assumido pela função, caso teste_lógico seja VERDADEIRO;

  • valor_se_falso: valor assumido pela função, caso teste_lógico seja FALSO.

Antes de realizarmos alguns exemplos de utilização, vamos analisar duas outras funções do grupo de funções lógicas.

OU(lógico1; lógico2;….,lógicoN)

  • lógico: comparações que retornam o resultado VERDADEIRO ou FALSO

  • OU será VERDADEIRO se, pelo menos um dos valores lógicos for VERDADEIRO

  • Podem ser utilizados até 255 argumentos (N ≤ 255)

E(lógico1; lógico2;….,lógicoN)

  • lógico: comparações que retornam o resultado VERDADEIRO ou FALSO

  • E será VERDADEIRO se todos os valores lógicos tiverem o valor VERDADEIRO

  • Podem ser utilizados até 255 argumentos (N ≤ 255)

Essas duas funções são muito utilizadas em conjunto com a função SE para avaliar condições mais complexas.

Exemplos de uso:

Ex1. Se o valor digitado em A1 for maior do zero, exibir a mensagem “positivo”, caso contrário exibir “negativo”.

Solução =SE(A1>0;”positivo”;”negativo”)

Ex2. Se o valor digitado em A1 for maior do zero, exibir a mensagem “positivo”, se for zero, exibir a mensagem “nulo” e caso contrário exibir “negativo”.

Solução: =SE(A1>0;”positivo”;SE(A1=0;”nulo”;”negativo”))
Comentário: Observe que para resolver este segundo exemplo, utilizamos duas vezes a função SE. Utilizar uma função como argumento para uma outra é o que chamamos de “aninhar” funções. No caso da função SE, pode haver até 64 aninhamentos.

Ex3. Se o valor digitado em A1 estiver entre 1 e 10, exibir a mensagem “dentro do intervalo”, caso contrário, exibir “fora do intervalo”.

Solução1: =SE(E(A1>1;A1<10);"dentro do intervalo";"fora do intervalo")
Comentário: Para que um número esteja situado dentro do intervalo ele deve ser simultaneamente, maior do que um e menor do que 10. Como ambas as condições tem que ser atendidas, devemos utilizar a função E.

Solução2: =SE(OU(A1=10);"fora do intervalo";"dentro do intervalo")
Comentário: Esta também é uma solução válida que parte do raciocínio oposto: para que o número esteja fora do intervalo ele deve ser menor ou igual a um OU deve ser maior ou igual a 10.

Ex4. Se o valor digitado em A1 for maior do que o valor digitado em A2, exibir a mensagem “A1 é maior do que A2”, caso contrário a célula deve ficar em branco.

Solução: =SE(A1>A2;”A1 é maior do que A2″;””)
Comentário: Coloquei este exemplo, para mostrar que o uso de aspas simultâneas gera uma cadeia de texto vazia como valor da célula.

Ex5: Se o valor digitado em A1 for menor ou igual a 5, exibir a mensagem “o aluno foi reprovado com nota ” seguida do valor de A1, se a nota for maior do que 5 exibir a mensagem “o aluno foi aprovado com nota ” seguida do valor de A1.

Solução1: =SE(A1<=5;"o aluno foi reprovado com nota "&A1;"o aluno foi aprovado com nota "&A1)

Solução2: ="o aluno foi "&SE(A1<=5;"reprovado";"aprovado")&" com nota "&A1
Comentários: À medida que aumenta a complexidade, aumenta também o número de soluções possíveis para um problema. Embora seja menos usual, a Solução2 é mais sintética e elegante.

Este tópico, foi uma breve introdução para que no futuro estejamos acostumados a trabalhar na solução de problemas mais complexos, envolvendo o uso de condicionais.

In Excel We Trust

Marcado com: , , , ,
Publicado em Nível: Básico
35 comentários em “0061-Função SE
  1. Claudi disse:

    obrigado !!

  2. Estou trabalhando com uma planilha Ata Escolar, nessa planilha há 09 (nove) disciplinas, cada uma recebe uma nota (média final), mas não tenho uma formula que abrange todas
    notas para obter um resultado. O resultado que quero é: Aprovado, Reprovado, Evadido, transferido.
    A fórmula desejada:
    =SE(M17:U17>=5;”-“;”Ap.”;”Rep.”;”Ev.;”Tr.” )

  3. Paulo S. Possato disse:

    Aprendi mais uma!
    Obrigado!

  4. Ana Paula disse:

    OLÁ! COMO PODERÍAMOS TROCAR UMA IDEIA PARA QUE VOCÊ ME AJUDASSE A RESOLVER UM PROBLEMA COM A FUNÇÃO SE COMPOSTA?

  5. Danilo disse:

    Boa tarde! E se ao inves de ser numeros, for horas? Tenho uma celula com um horario, em outra celula preciso colocar um X se ela estiver entre as 21H e 04h, pode me ajudar?

  6. Boa tarde! muito boa a explicação.
    Gostaria de fazer o seguinte: em uma coluna eu tenho a validação de dados aprovado/ reprovado e aguardando, gostaria de fazer OUTRA coluna que automaticamente quando eu colocasse na CÉLULA com validação de dados APROVADO, a outra célula na outra coluna surgiria um status CONCLUÍDO.

  7. Rafael disse:

    Pessoal, podem me ajudar ?

    Eu tenho uma planilha que quero trazer a informação da seguinte forma:

    Por exemplo:

    A1 B1
    Google 10%
    Yahoo 5%
    Bing 20%
    Terra 50%

    Quero fazer uma pesquisa na coluna B1 e se encontrar um percentual maior que 30% ele me traga a informação da celula A1.

    Neste caso eu teria a informação “terra”

    Podem me ajudar ??

  8. Eduardo disse:

    Boa tarde!
    tenho uma planilha que puxa automaticamente a subtração de outras colunas. Mas nesta coluna que que apareça somente numeros negativos como faço.

  9. Heloisa disse:

    BOM DIA. SERÁ QUE ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR? TENHO 171 PLANILHAS IGUALMENTE FORMULADAS, SÓ MUDAM OS VALORES DE ENTRADA DIGITADOS. TODAS ESTÃO PERFEITAS. POR QUE UMA ÚNICA CÉLULA, EM UMA DESTAS PLANILHAS, ESTÁ RETORNANDO MOEDA -0,00 (ZERO COMO NÚMERO NEGATIVO)? OBRIGADA.

  10. Eródoto disse:

    Boa noite!
    Tenho uma fórmula simples de subtração. Gostaria de colocar junto um comando SE, para que a célula fique em branco, caso o resultado for negativo… como montar a fórmula? Alguem poderia me auxiliar, por fineza?

  11. Gisele disse:

    Bom dia! Tenho que calcular horas a compensar, porém está dando erro. Preciso que se as horas trabalhadas – a carga horária for menor que 15 minutos, me traga o resultado da subtração, senão, 00:00. Fiz assim: =SE(N4-F4<-00:15:00;N4-F4;00:00:00). Obs.: o Excel está configurado para horas negativas e a mensagem é de "erro na fórmula".

  12. Boa noite,
    Quando trabalhar com unidades de tempo, não poderá digitá-las diretamente nas fórmulas.
    Experimente desta forma: =SE(N4-F4<-VALOR.TEMPO("00:15:00");N4-F4;0)
    [ ]s

  13. Alexandre disse:

    Olá!
    Tenho uma planilha que utiliza PROCV, mas quando não encontra o valor, ela retorna: #N/A e por uma questão de apresentação, tentei usar a função SE para que quando não encontre, retorne em branco. Mas esta retornando erro, segue formulá digitada: =IF(VLOOKUP(A:A;’Bco Dados’!$1:$1048576;2;FALSE); VLOOKUP(A:A;’Bco Dados’!$1:$1048576;2;FALSE);””)
    [ ]s

  14. Oi galera preciso de uma função simples mas não consigo se alguém puder ajudar tenho em uma planilha o campo hora chegada e para colocar em outro a seguinte informação se a pessoa chegou entre as 13:00 hs e te 18:59 hs mostre o numero 1 apos as 19:00 mostre o numero 2 se alguem puder ajudar agradeco

  15. Ola, estou precisando fazer um calculo que importa um valor de outra planilha;
    filtrando-o para que nas colunas já dispostas de (POSITIVO,NEGATIVO) o valor seja exibido corretamente respectivamente.
    assim, importa valor, verifica se é maior ou menor que zero, se maior exibe na celular E5 (coluna positiva), se menor E6 (coluna negativa).

    • Bom dia, Ronaldo. Pelo que estendi do teu problema, vc precisará de um SE em cada coluna. Se os valores, por exemplo, estão da coluna C, a coluna positiva é a coluna D e a coluna negativa é a coluna E, vc deve colocar em D1 =SE(C1>0;C1;””) e em E1 =SE(C1<0;C1;""). Abraços!

  16. Gabriela disse:

    preciso que onde tem -R$ 49,48 for negativo o valor seja igual ao de uma outra celula. Ex:
    onde saldo do cartão for negativo preciso que o valor a carregar seja igual ao Valor necessário
    Qtd vale/dia Valor do vale Valor necessário Saldo Cartão Valor a carregar
    2 R$ 4,70 R$ 206,80 -R$ 40,70 247,50

  17. Canelhaz disse:

    Boa noite! No meu caso, encontrei uma solução parcial. Mas há um problema com a fórmula – só consigo fazer com que ela funcione com números positivos. O que pretendia era que a fórmula funcionasse com números negativos. Esta é a fórmula que funciona: =SE(A1<=25;A1;SE(A1750;37,5+(A1-750)))). O que pretendia era -25;-750 ou seja, entre 0 e -25, o valor é A1; entre -25 e -750, o valor será 5% de A1 e e finalmente entre -750 e (-infinito), o valor será 5% de 750, mais a diferença entre 750 e o valor de A1. Será isto possível? Obrigado

  18. Cirço disse:

    Olá! Estou tentando usar a função SE composta com texto e números, porém não está lendo o último processo que seria P7>=5;APROVADO”;”RETIDO”, como proceder?????

    =SE(O7=”AP”;”AP”;SE(O7=”RF”;”RF”;SE(P7>=5;”APROVADO”;”RETIDO”)))

  19. Ricardo Lyone disse:

    Pessoal estou com dificuldade para achar o saldo posterior desta operação. O esperado era um número negativo, mas me retorna um valor positivo. Ajudem por favor.

    Saldo anterior Entradas Saídas Saldo posterior
    -8.587,00 100.000,00 -411.263,00 502.676,00

    • Sua fórmula deverá ser SALDO POSTERIOR = SALDO ANTERIOR + ENTRADAS – SAÍDAS.
      Substitua as variáveis pelas células correspondentes aos valores, por exemplo
      SALDO ANTERIOR: A2
      ENTRADAS: B2
      SAÍDAS: C2
      SALDO POSTERIOR: D2
      D2: =A2 + B2 – C2
      Porém observe que você indicou o saldo anterior e as saídas como números negativos.
      Nesse caso, realize a soma algébrica diretamente D2: =SOMA(A2:C2)

  20. ileusisluna disse:

    Boa tarde!

    Vamos supor que eu tenha a seguinte situação:

    Crédito R$ 500,00
    Débito R$ 600,00

    Então,

    Saldo Credor:

    Se o resultado de (credito – debito) for negativo, informar zero, se positivo, informar o resultado; se for zero, informar zero.

    Saldo Devedor

    Se o resultado de (credito – debito) for negativo, informar o resutlado, se for positivo, informar zero; se for zero, informar zero.

    Como faço isso, por favor?

    Grata desde já.

  21. Andréia disse:

    Olá preciso de um fórmula que calcule entre intervalo de valores e retorne com o texto :
    Exemplo compras acima de R$ 1.000 ganhou 200 pontos .

    Estou perdidinhaaaa …

    Estou tentando a fórmula Se , mas está dando erro.
    ( =SE(G20>=K12<K13;L12;"NÃO GANHOU PONTOS ")

    Compras Acima de
    de R$ 1.000,00 GANHOU 200 Pontos
    de R$ 2.000,00 GANHOU 600 Pontos
    de R$ 3.000,00 GANHOU 1.200 Pontos
    de R$ 4.000,00 GANHOU 2.000 pontos

    Alguém pode me ajudar ?

  22. jeremias disse:

    boa tarde! preciso de ajuda… estou ficando careca de pensar. lá vai:
    tenho dois periodos in1. 09:00 fim1. 10:00 e in2. 17:00 fim2. 18:00. esse é o dado cadastrado.
    quando inserir numa outra coluna o período in. 9:15 fim1. 9:30; indica-me “dentro do previsto” e fora da hr1 “fora do previsto”. e assim tambem na hr2.

    me ajudem!!!!

Deixe um comentário

Visitas dos usuários
  • 2,074,858

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email.

Junte-se a 1.536 outros seguidores

Aumente sua interação

Siga-nos do twitter (@usuariosdoexcel).

Acesse o nosso fórum e compartilhe as suas dúvidas.

Curta nossa página no Facebook.

Junte-se ao grupo do LinkedIn.

Visite-nos utilizando o seu smartphone ou tablet.

Recomende este Blog
Visualizar notícias
Site monitorado:
Real Time Web Analytics

Clicky

