0027-Validação de dados- Parte 1

Em diversas ocasiões, é importante restringir os dados que o usuário de uma planilha pode digitar em uma célula. Estas restrições visam garantir que se obtenham os resultados desejados quando forem executados os cálculos da planilha. Desta forma podemos fazer com que uma célula só aceite nomes de uma lista pré-definida ou datas dentro de um intervalo de tempo.

Esta funcionalidade é chamada de validação de dados, e pode ser acessada através de Dados >> Validação de Dados.

Quando acessamos esta funcionalidade, é exibida a caixa de diálogo:

Caixa de diálogo

O elemento mais importante é o DropBox Permitir:. É por meio dele que é possível acessar as diferentes opções de tipos de validação. Ao lado fica o CheckBox Ignorar em Branco. Se estiver marcado, será possível deixar a célula sem nenhum valor, caso contrário, será obrigatória a digitação de um valor permitido de acordo com a regra criada. Logo abaixo fica o elemento Dados, através do qual podemos definir os intervalos de valores que podem ser utilizados para digitação.

Tendo clicado em Permitir, são exibidas as seguintes opções para digitação de valores:

Caixa de diálogo

1. Número Inteiro: Apenas valores sem partes decimais poderão ser inseridos. Isto é útil, principalmente quando os valores desejados forem resultantes de uma contagem. Ex: Número de filhos, Número de cômodos em um imóvel, etc.

É possível definir diversos tipos de intervalos, conforme podemos observar aqui:

Caixa de Diálogo

Selecionando a opção …está entre…, podemos observar que os valores limite podem ser diretamente digitados nos campos Máximo e Mínimo ou podem referenciar células de planilha.

Caixa de Diálogo

A opção de referência de células é muito útil para facilitar a parametrização dos valores permitidos. Vamos imaginar uma situação em que você deseja inicialmente restringir os valores digitados entre 1 e 20. Se você armazenar as informações, por exemplo, nas células A1 e B1, este intervalo será automaticamente ajustado, caso você decida que o valor máximo deverá ser igual a 15 vezes o mínimo, simplesmente alterando o valor digitado em A1 e colocando em B1 a fórmula =A1*15.

2. Decimal: Valores numéricos incluindo suas partes decimais poderão ser digitados. Ex: taxas de juros, concentrações de soluções, temperaturas, etc. Todos os comentários feitos para a opção de números inteiros são válidos para os números decimais.

3. Lista: Permite definir uma lista de valores (texto, números ou Booleanos) a partir da qual será selecionado o valor a ser inserido na célula.

Caixa de Diálogo

Observem que aparece uma nova CheckBox; “Menu suspenso na célula”. Com esta opção marcada, aparecerá ao lado direito da célula que contiver a validação, uma seta de seleção no estilo DropBox que permite percorrer os valores da lista e selecionar a opção desejada. Isto é extremamente útil para que os usuários não tenham que adivinhar quais os valores possíveis.

Quanto à Fonte, podem ser digitados valores diretamente, separados por ponto e vírgula (se esta for a sua opção para separadores de lista nas configurações regionais do Windows) ou informado o intervalo de células que contém os valores.

4. Data: É possível determinar o período de dias que poderão ser selecionados. Aplicáveis as regras explicadas para números inteiros e decimais.

5. Hora: Para determinar um período de tempo para o qual serão permitidos os dados. Aplicáveis as regras explicadas para demais valores numéricos.

6. Comprimento de texto: Permite determinar o número de caracteres de texto que poderão ser digitados. Caso sejam digitados valores numéricos, cada algarismo será tratado como texto. Separadores de milhares não são contabilizados, mas separadores de decimais são.

7. Personalizado: Deve ser inserida uma fórmula cujo valor é VERDADEIRO ou FALSO. Com base neste resultado poderá ser, ou não, permitida a inserção de valores na célula validada. Ex.: Podemos validar a entrada de dados em B1 por meio da fórmula =ÉPAR(A1). Desta forma, apenas será possível digitar um valor em B1, caso tenha sido digitado um valor Par na célula A1.

Anúncios

In Excel We Trust

Marcado com: ,
Publicado em Nível: Intermediário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: