0014-Introdução às macros do Excel

Conhecer macros é um divisor de águas para os usuários do Excel. A partir deste ponto, começam a se revelar o lado esotérico (no sentido Pitagórico, não no místico).
Mas o que são macros?
Desde os primórdios das planilhas eletrônicas, os desenvolvedores destes programas, disponibilizaram ferramentas que permitiam aos usuários automatizar tarefas repetitivas, determinar fluxos de execução (loops e condicionais), por meio das chamadas Folhas de Macro, que eram “planilhas especiais” dentro dos arquivos eletrônicos. Porém sua construção, edição e execução eram tarefas árduas.
A partir da sua versão 97, o Excel (e os demais integrantes do pacote Microsoft Office) passou a contar com uma linguagem de programação chamada Visual Basic for Applications, mas conhecida como VBA. Com esta linguagem “estruturada” ficou muito mais acessível o desenvolvimento das Macros.
No VBA as macros são chamadas de Códigos, os quais podem ser divididos primariamente em Procedimentos e User Defined Function (UDF). Futuramente, vamos explorar estas diferenças. Por hora, basta saber que existem estas duas categorias.
Para criarmos nossos códigos, podemos utilizar o Gravador de Macros, que uma vez acionado, armazena todas as ações executadas num arquivo, tais como: inserir valores ou fórmulas numa célula, alterar formatação de fontes, ordenação de intervalos, etc.
Além de gravador de macros, podemos criar códigos diretamente, utilizando o Visual Basic Editor (VBE). O VBE pode ser acessado através do atalho de teclado ALT+F11. Vemos sua aparência abaixo, destacando seus principais elementos.

Janela do VBE

  1. Menu: contém as opções disponiveis para desenvolvimento dos seus códigos.
  2. Barras de ferramentas: com botões para acesso às principais funcionalidades.
  3. Object Explorer: permite a visualização e acesso aos objetos que constituem o VBA Project. Cada arquivo do Excel tem seu próprio VBA Project associado e que contém suas planilhas, formulários e módulos.
    • Planilhas: são as mesmas que você utiliza na interface do Excel;
    • Formulários: são caixas de diálogo criadas e personalizadas pelo usuário, utilizadas principalmente para inserção de dados;
    • Módulos: são folhas, similares a um arquivo de notas, nas quais são armazenados os códigos, tenham sido feitos através do Gravador de Macros, ou diretamente pelo usuário.

Agora que fomos apresentados aos conceitos fundamentais relacionados ao VBA, iremos, nos próximos posts, a construir nossas primeiras macros.

In Excel We Trust

Marcado com: ,
Publicado em Nível: Avançado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Visitas dos usuários
  • 1,969,548

Clique para assinar este blog e receber notificações de novos artigos por email.

Junte-se a 1.477 outros seguidores

Aumente sua interação

Siga-nos do twitter (@usuariosdoexcel).

Acesse o nosso fórum e compartilhe as suas dúvidas.

Curta nossa página no Facebook.

Junte-se ao grupo do LinkedIn.

Visite-nos utilizando o seu smartphone ou tablet.

Recomende este Blog
Visualizar notícias
Site monitorado:
Real Time Web Analytics

Clicky

%d blogueiros gostam disto: