0006-Dashboards utilizando o Excel

Tomando emprestadas algumas definições disponíveis na Wikipedia (Ref: Wiki )
O termo painel de bordo ou dashboard é utilizado para indicar um “painel de indicadores”, como por exemplo o painel de indicadores de um automóvel (indicador de velocidade, indicador de rotações do motor, indicador de temperatura do motor, indicador do nível do óleo etc.)….

Computação

Em Tecnologia da Informação, uma tela, composta de uma ou mais camadas, sob a forma de um painel, com instrumentos virtuais (knobs, mostradores, bargraphs) onde se associam variáveis a serem monitoradas além de gráficos que mostram a evolução de variáveis, por exemplo, no tempo….”

Podemos dizer que um Dashboard é uma forma de visualização gráfica de indicadores, reunindo numa única tela ou página, informações gerenciais que permitam observar tendências e distribuições de dados.

Já que o Excel possui a capacidade de análise de informações, resumindo dados sob a forma de gráficos e tabelas, ele, com certeza é uma ferramenta que se presta à construção de Dashboards.

É importante frisar que o Excel, como citado acima, é uma ferramenta. A verdadeira inteligência está por trás do visual final exibido. Cabe às organizações selecionar as informações necessárias e suficientes à construção dos dashboards. Os responsáveis pela sua elaboração devem dispor estas informações gerando fácil interpretação e evitando a poluição visual.

Seguem algumas dicas:

1. Elimine dos seus gráficos tudo que não for necessário: reflita sobre os elementos que são essenciais à compreensão da idéia que o gráfico precisa transmitir e retire o que não for. Pra que eixos verticais, linhas de grade, rótulos e tabelas num mesmo gráfico se todos esses elementos transmitem a mesma idéia?

2. Identifique os gráficos: títulos são essenciais para que o leitor saiba o que está vendo. Se um gráfico precisa ser explicado, então está na hora de repensá-lo.

3. Coloque gráficos e dados em planilhas distintas: para facilitar atualizações é correções, evite o hábito de sobrepor os gráficos aos dados ou fazer uso de linhas e colunas ocultas. Facilite o trabalho de quem for responsável pela manutenção do arquivo.

4. Experimente os recursos gráficos: desde de a versão 2007, os gráficos no Excel tem infinitas possibilidades de combinações de cores e efeitos. Tente diferentes combinações até encontrar aquela que apresente os melhores resultados.

5. Pergunte sempre: o feedback dos usuários é essencial, pois tudo o que for feito tem como objetivo final provê-los de informações.

Coloquei aqui um exemplo de Dashboard bem simples, mas que pode dar alguma idéia dos recursos disponíveis:
Arquivo de exemplo

E para completar, eis alguns endereços para quem quer se aprofundar no assunto:
Referência 1
Referência 2
Referência 3

Anúncios

In Excel We Trust

Marcado com: ,
Publicado em Nível: Intermediário
3 comentários em “0006-Dashboards utilizando o Excel
  1. willem disse:

    Colega, muito obrigado. Suas dicas são muito valiosas, até as mais simples me ajudam muito no trabalho. Deus te retribua pelo conhecimento que vc divide com todos.

  2. kio disse:

    Muito legal essas dicas. O Excel é muito abrangente nesse ponto. Obrigado por compartilhar o conhecimento.
    Da uma olhada nesse site tem varias planilhas e modelos pronto pra usar:
    http://www.lojaexcel.com.br
    Gosto bastante desse site!
    Grande abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: